ago 142014
 
Share Button

O “Programa 5S” foi concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra. Ele demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. O 5S simplifica o ambiente de trabalho e reduz o desperdício, melhorando os aspectos de qualidade e segurança.

Primeiro Senso – Senso de Utilização
5s - Tira 01

O primeiro S (Seiri) tem por objetivo identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho.

Como fazer a mudança?
Verifique, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, móveis etc., tudo aquilo que de fato é útil e necessário e separe daquilo que não tiver utilidade, como coisas quebradas e obsoletas, materiais estocados em excesso (para que manter no setor duzentas canetas esferográficas quando o consumo é de cinco por mês?) ou mesmo materiais já utilizados, como Diários Oficiais antigos. Descarte o que não serve, disponibilizando para outros setores os materiais que não for utilizar. Tudo o que não servir para as outras áreas deverá ser encaminhado para a venda – como sucata – reciclagem, ou jogado no lixo.

Os resultados :
Ter senso de utilização do espaço melhora o ambiente de trabalho – ele será ampliado, se tornará mais claro, confortável e fácil de limpar;
Reduz o tempo de procura de materiais e itens, facilitando a execução de tarefas e, consequentemente, incrementando a criatividade e a eficiência;
Mantém a qualidade e o padrão, diminuindo o número de acidentes e eliminando desperdícios.
A economia também logo será percebida, pois a compra desnecessária será evitada, aumentando a produtividade.

Tudo isso preparará o ambiente para a segunda fase, que veremos a seguir.

Segundo Senso – Senso de Ordenação
5s - Tira 02

O segundo S (Seiton) tem como objetivo colocar cada objeto, material ou equipamento necessário – ou seja, qualquer coisa, até mesmo as pessoas – no seu devido lugar, de tal forma que ele esteja sempre disponível.

Mas o que fazer para conseguir esses benefícios?

É preciso identificar o local adequado para os itens e materiais.
Os itens utilizados a toda hora deverão ficar no local de trabalho, junto de quem os usa. Os utilizados todo dia deverão ficar no local de trabalho, em lugar de fácil alcance. Os materiais utilizados todas as semanas deverão ficar disponíveis próximo ao local de trabalho. O que for usado todo o mês poderá ficar num lugar comum, como almoxarifado ou estoque.
Coloque cada material em seu lugar definido, fazendo suas identificações correspondentes. Ordene de forma lógica. Rótulos ou cores facilitam a identificação e reposição.
Sempre que alguém utilizar algo, deve recolocá-lo no local determinado.
Depois, é só obedecer às normas estabelecidas e levantar as dificuldades com a equipe.

DICA! Disponha os itens e materiais sempre observando os seguintes conceitos:
a – O primeiro a entrar deve ser o primeiro a sair.
b – Analise como as coisas estão sendo colocadas, onde e por quê.
c – Garanta que todos sigam as regras, divulgando-as.
d – Tenha sempre presente o conceito do “um é melhor” (maximizar).

Os benefícios imediatos:
Tendo itens e materiais sempre à mão, facilitamos sua localização, ganhando agilidade e eficiência no desenvolvimento das atividades e otimizando o espaço.
Economia de tempo;
Diminuição no número de acidentes;
Facilidade de comunicação.

Observe que nos dois primeiros “Ss” utiliza-se bastante o raciocínio, por isso, deve-se ter muita atenção para não errar. Um material descartado na fase do primeiro “S”, às vezes, pode servir para outra área. Portanto, não jogue no lixo nem venda nada de imediato.

Terceiro Senso – Senso de Limpeza
5s - Tira 03

O terceiro S (Seisou) tem como objetivo deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento. É criar e manter um ambiente físico agradável, e, acima de tudo, não sujar.

Como praticar o senso de limpeza?
É preciso fazer uma faxina geral, limpando pisos, paredes, armários, mesas, arquivos, máquinas, equipamentos, etc. Acione regularmente, ou sempre que necessário, o pessoal encarregado da limpeza ou da manutenção de máquinas e equipamentos.
Evite sujar o local desnecessariamente, desenvolvendo hábitos de limpeza: lixo na lixeira, mesas limpas, máquinas cobertas, etc., e limpe os objetos antes de guardá-los – remova a causa da sujeira e qualquer sujeira imediata que você provocar.
Não desperdice material de qualquer espécie. Classifique e dê destino ao lixo. Como resultado, teremos consciência sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado – e essa não é uma tarefa somente do pessoal da limpeza.

Os benefícios:
Melhoria do bem-estar pessoal e satisfação de todos com um ambiente mais agradável e sadio;
Maior segurança;
Eliminação de desperdícios e garantia da durabilidade dos equipamentos;
Melhora de imagem interna e externa do local de trabalho, elevando o moral da equipe e a manutenção da qualidade e do padrão.

O terceiro S contribui para criar um ambiente de trabalho saudável e agradável, melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos seus funcionários.

Quarto Senso – Senso de Saúde
5s - Tira 04

O quarto S (Seiketsu) tem como objetivo desenvolver a preocupação com a higiene em seu sentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudável e adequado às atividades ali desenvolvidas.

Vamos praticar?
Para praticar, é preciso ter os primeiros “3 Ss” implantados. Esteja atento às condições ambientais de trabalho, tais como iluminação, ventilação, ergometria dos móveis etc., melhorando-as e adequando-as às necessidades. Promova um bom clima de trabalho, ativando franqueza e delicadeza nas relações entre as pessoas, o respeito mútuo – agindo com polidez – e criando um ambiente propício ao relacionamento interpessoal.
Adote hábitos de cuidado com a saúde e higiene pessoal.
Crie um ambiente harmonioso que leve em consideração a estética (beleza) do local de trabalho.
Também é preciso executar um programa de Exame Periódico de Saúde, cumprir e melhorar os procedimentos de segurança individuais e coletivos, realizar avaliações periódicas das condições do ambiente de trabalho.

Benefícios:
O quarto S assegura condições favoráveis à saúde, segurança e bem-estar da pessoa por meio da conservação dos “3 Ss” anteriores (utilização, ordenação e limpeza) dos locais e equipamentos. Com ele, é possível desenvolver hábitos sadios, manter o bem-estar físico, mental e emocional, prevenir doenças e conquistar melhoria no relacionamento interpessoal e da qualidade e manutenção do padrão.

Isso reduz acidentes, melhora a saúde geral, eleva o nível de satisfação de todos, facilita as relações humanas, divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários e prepara o ambiente para a quinta e última fase.

Quinto Senso – Senso de Autodisciplina
5s - Tira 05

O Senso de Autodisciplina traz a conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam. Os serviços são realizados dentro dos requisitos de qualidade.
Há a consolidação do trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal.

Na prática:
Para colocar o último “S” em prática, e consequentemente os demais, é preciso adquirir hábitos saudáveis, melhorar constantemente, desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico, divulgar os conceitos e as informações, agir com paciência e perseverança, respeitando e cumprindo as rotinas estabelecidas.
Para concretizar a mudança, é preciso ser autodisciplinado (isto é, ter o hábito de fazer alguma coisa e fazer automaticamente, sem perceber).
Faça com que os “4 Ss” anteriores se tornem um hábito.
Elogie, reconheça e motive o que alguém fez de bom, pois isso leva à repetição do ato, e, ao hábito. Inclua os procedimentos nas padronizações dos processos.
Dê e seja exemplo para todos – isso elimina a necessidade do controle autoritário e imediato; facilita a execução das tarefas; aumenta a possibilidade de obtenção de resultados de acordo com o planejado; possibilita o autodesenvolvimento pessoal e profissional; incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais; prepara a instituição e os seus funcionários para a implantação de Programas da Qualidade mais abrangentes.
Pratique os “Ss” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento – é a busca do autodesenvolvimento. Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos. Em caso de não cumprimento, descubra a causa e atue. Seja claro e objetivo na comunicação escrita ou oral.
Cumpra os horários marcados para compromissos.

Conclusão:
Só existe dedicação e afinco quando as pessoas se comprometem com aquilo que estão fazendo, e isso só ocorre com participação.
Com essas atitudes, os benefícios que resultam são muitos: Crescimento do ser humano; melhoria da qualidade; incentivo à capacidade criativa; melhor relacionamento/entrosamento entre as pessoas; e cumprimento dos procedimentos operacionais com mais eficiência e em menor tempo.
Os “5 Ss” podem e devem ser aplicados também em casa, assim, os bons hábitos se estenderão a toda família.

 

Share Button
ago 042014
 
Share Button

5sEstas sete etapas foram escritas após pesquisa em materiais impressos, livros, sites e também baseada na vivência de alguns consultores que nos contaram suas experiências com a implantação de Programa 5S.

Sabemos que cada empresa possui sua cultura e vai promover a implantação seguindo seu próprio caminho. Mas aqui ficam algumas sugestões para ajudar nessa viagem!

Etapa 1 – Sensibilizar a alta administração

Sem esse apoio e comprometimento será impossível alcançar o sucesso. A alta direção deve receber informações bem embasadas sobre os benefícios do programa 5S para a organização.

Etapa 2 – Escolha da equipe de implantação 5S

Uma equipe deve ser formada com, no mínimo, três pessoas de diferentes setores, sendo que uma delas represente a alta administração. A função dessa equipe será de fomentar o Programa por toda a empresa. Os membros deverão ter capacidade de liderança e planejamento, disponibilidade para fazer visitas rotineiras de acompanhamento e conhecimento dos conceitos do 5S para orientar, esclarecer dúvidas e treinar outros líderes.

Os conhecimentos sobre o 5S podem ser adquiridos através de literatura específica, visitas a outras instituições que estejam implantando o Programa, cursos, etc. Treinar a média gerência, formar facilitadores e comitês locais irá gerar um maior compromisso e reforçará o time de pessoas preparadas para conduzir os demais colegas na implantação do Programa 5S diretamente em seus locais de trabalho.

Etapa 3 – Planejamento

A equipe de implantação deve elaborar o cronograma de um plano ação com objetivos definidos, estratégias para alcançá-los e meios de verificação, além de fazer uma previsão de gastos (existem gastos associados ao 5S e custos secundários como pintura de paredes, conserto ou renovação de mobiliário etc, que também devem ser considerados). Todos devem se comprometer com os prazos das tarefas e as responsabilidades distribuídas.

Uma campanha de comunicação deverá ser pensada tanto para difundir os conceitos como para manter a motivação das pessoas. Criação de um mascote, logo, pôsteres, cartilhas ilustradas, revista em quadrinhos (gibi), folhetos e brindes são ferramentas muito utilizadas, bem como matérias e chamadas nos canais internos de comunicação como o jornal da empresa e intranet. Essa campanha deve englobar diferentes etapas como a pré-divulgação, a divulgação da data de lançamento do programa, o treinamento das pessoas, a apresentação dos resultados alcançados e a manutenção do programa.

Etapa 4 – Fotos / filmagem e registros

Antes do lançamento do Programa 5S é importante registrar a situação atual de todas as áreas com fotografias e filmagens (evitar fotografar pessoas nesses locais, para não causar constrangimentos). Devem ser criados também formulários para a avaliação (check-list) de cada etapa do programa em relação a cada um dos locais da empresa. Todo esse material fornecerá dados para um diagnóstico inicial. Assim as pessoas envolvidas poderão discutir falhas, sugerir ações corretivas e de melhoria. Todas as opiniões são importantes. Posteriormente, as fotos também poderão ser usadas como comparativos de antes e depois, motivando a todos na manutenção do que foi conquistado.

Etapa 5 – Anúncio Oficial do lançamento do programa

Após o diagnóstico a direção da organização deve anunciar, para todos os integrantes, a decisão de implantar o 5S. Esse anúncio pode ser feito através de carta aberta, de matéria no jornal interno ou de uma cerimônia. A equipe de implantação pode aproveitar o momento para explicar a todos os objetivos do trabalho, mostrar as vantagens e benefícios do programa, sempre enfatizando a importância da adoção dos conceitos do programa 5S por todos.

O Dia do Lançamento do Programa 5S poderá ser batizado com o nome que mais agradar à equipe (exemplos utilizados: Dia S, Dia do Seiri, Dia D, Dia da Grande Limpeza). Essa data deve ser escolhida de forma que não cause transtornos para empresa, empregados, fornecedores e clientes.

Ao marcar a data é importante providenciar equipamentos de limpeza, proteção individual, descarte e transporte de materiais, além de áreas vazias onde as pessoas irão deixar tudo o que não precisam mais (área do Seiri). Essa área gera um impacto motivacional muito forte, pois o volume de material ali depositado refletirá todo trabalho realizado.

Todos já devem estar devidamente treinados antes do Dia do Lançamento. Portanto a área de descarte já pode estar disponível para quem quiser começar a praticar o primeiro S.

Antes do anúncio oficial, pode-se trabalhar uma pré-divulgação, criando uma expectativa do que será anunciado. O logotipo do programa já deve acompanhar essa comunicação.

Etapa 6 – O Dia do lançamento

Deve ser amplamente divulgado, convidando todos para participar, gerando uma  expectativa positiva.

Os líderes deverão coordenar as equipes em suas tarefas de descarte e manter a segurança de todos, mesmo sendo um evento festivo e descontraído.

No dia do lançamento, costuma-se promover um café da manhã ou almoço de confraternização, gincanas, distribuição de brindes, concursos e palestras. Algumas empresas optam por fazer isso antes do Dia do lançamento.

Os membros da equipe de implantação deverão percorrer as áreas, monitorar e apoiar no que for preciso.

A implantação do primeiro S pode durar uma semana, um mês ou mais. Só se deve passar para o S seguinte quando as avaliações de todos os locais alcançarem as metas definida nos formulários.

Etapa 7 – Avaliação

Os formulários de avaliação devem ser utilizados para verificar a aplicação de cada S nos locais da empresa.

Em cada nova etapa o pessoal envolvido deve se reunir para definir atividades, esclarecer dúvidas e citar exemplos.

Com o tempo, cada integrante vai absorvendo a importância dos conceitos e de sua aplicação, tornando a metodologia um hábito no trabalho. Dessa forma, o sistema vai se consolidando naturalmente.

O S mais importante é o último. A manutenção de tudo que foi conquistado. Trabalhar com ordem, limpeza e cuidados deve se tornar um hábito e não mais uma obrigação. Quando isso acontecer, o Programa 5S alcançou plenamente seus objetivos.

E cada participante que o acolheu como forma de agir na empresa, também irá levar seus conceitos para casa, escola, clube ou qualquer outro local que frequentar…

É um aprendizado para o resto da vida!

O conteúdo deste artigo foi desenvolvido pela equipe da Gibiosfera. Ao compartilhar, por favor, cite nosso site www.gibiosfera.com.br  como fonte original. Obrigado!

LINKS:
http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/metodo_5S.pdf
http://www.esalq.usp.br/qualidade/cinco_s/pag1_5s.htm

BIBLIOGRAFIA: 
NATALI, M. Praticando o 5S: na indústria, comércio e vida pessoal. São Paulo: Editora STS, 1995. 101p.
RIBEIRO, H. 5S A Base para a QualidadeTotal: um roteiro para uma implantação bem sucedida. Salvador: Casa da Qualidade. 1994. 115p.

Share Button
fev 262013
 
Share Button
Turma de personagens criada para o Hospital Samaritano

Turma de personagens criada para o Hospital Samaritano

A criação de um mascote envolve mais do que simplesmente desenhar um bonequinho com as cores da sua empresa. Ele precisa estar em sintonia com seus valores, ter personalidade, ter história, para gerar o envolvimento e a identificação de seu público. Ele precisa ser bem construído para que sua imagem possa ser movimentada e adaptada facilmente para mídias impressas e digitais, e se for o caso, imaginar suas utilizações futuras como um desenho animado ou sua transformação em um boneco fantasia para algum evento. Assim seu mascote será um verdadeiro aliado em todos os seus esforços em comunicação interna ou externa.

Mas como nasce um mascote? Quais são as etapas?

Como exemplo, escolhemos contar como foi o nascimento do pequeno Shin, o caçulinha da turma dos Pequenos Samaritanos, criados para uma cartilha destinada a UTI Pediátrica do Hospital Samaritano. O cliente nos passou a sua necessidade e nos forneceu material de pesquisa sobre a história centenária do hospital. Descobrimos assim que ele foi fundado graças a generosidade de um imigrante chinês que doou sua fortuna para a obra. O sonho deste benfeitor era de que esse hospital pudesse atender pessoas sem distinção de raça, nacionalidade ou credo. Essa história serviu de inspiração para a criação da turminha de crianças e em especial deste bebê chinezinho, que simboliza a origem de tudo.

Depois que a ideia para os mascotes foi aprovada, passamos para as próximas etapas de nosso trabalho, a produçao artística.

Tudo começa com seus primeiros contornos feitos em um esboço, que também chamamos de “rough” (rafe). Depois vem os estudos no lápis, para definir o estilo de desenho e a construção do personagem. A seguir fazemos a arte-final em pincel e nanquim ou em um software de traço vetorial, se for o caso. A partir do desenho finalizado passamos para a colorização feita no computador. No caso do Shin e da turminha, a pintura simula um estilo mais artístico e suave, como uma aquarela.

E assim nasceu um novo mascote! Ele está pronto… e cheio de vida!!!

Esboço, lápis, arte-final e colorização do personagem Shin

Esboço, lápis, arte-final e colorização do personagem Shin

Conheça outros mascotes criados pela Gibiosfera

Share Button
fev 052013
 
Share Button

Einstein Ticão
Pesquisamos sobre o tema e reunimos aqui diversos aspectos, exemplos e opiniões que explicam porque a ilustração e a HQ fazem a diferença em um material de comunicação corporativa.

O Visual:
Uma das grandes necessidades atuais é fazer com que a informação desperte o interesse das pessoas para sua leitura. O ser humano é extremamente visual e é através da imagem que absorvemos grande parte das informações. Assim, a informação linear do texto ganha um grande reforço com a ilustração. Ele se torna mais atraente. O visual também enriquece a mensagem, ajudando na sua decodificação e memorização. A informação, além de mais agradável, chega mais completa.

O Foco:
Após despertar o interesse do leitor, o próximo desafio será manter sua atenção até o fim da mensagem. Existe um fator positivo: quando alguém se dedica à leitura, escolhe a melhor hora para ler, quando está mais disposto e relaxado e, assim, mais aberto para receber a informação. E é nesse momento de concentração que as empresas estão interessadas. É a hora em que a comunicação acontece e garante os resultados efetivos. A mensagem formatada como uma História em Quadrinhos possui um enredo que irá prender a atenção do leitor até o quadrinho final. Assim, é possível manter o foco graças a interação entre o leitor, o personagem e o assunto a ser comunicado.

A Linguagem Oral:
A linguagem de uma História em Quadrinhos possui relação com a linguagem oral: a riqueza de  recursos linguísticos de uma HQ é capaz de passar o tom de voz do personagem, suas emoções, sua linguagem corporal, som ambiente, movimento e aspectos gráficos e semióticos característicos da expressividade da língua falada. Este fator lhe garante grande dinamismo e vivacidade, entre outras vantagens, em relação a um texto apenas escrito.

A Argumentação:
Pelas suas características de linguagem falada, podemos argumentar com o leitor, prevendo suas dúvidas e/ou dificuldades. Podemos criar um diálogo informal e divertido e conduzir o seu raciocínio até esclarecer de vez os pontos mais importantes do texto.

O Cotidiano:
O cotidiano pode ser retratado numa HQ, tornando a mensagem mais familiar e compreensível. O leitor é conduzido a esse universo, identificando-se com os personagens e cenários, participando de suas dúvidas, descobertas e conquistas. A comunicação se estabelece de imediato. Esse cotidiano pode ser perfeitamente o de uma empresa, no momento em que um novo programa está sendo implantado, e mais do que nunca, suas metas e razões precisam ser compreendidas e abraçadas por todos.

A Fantasia:
Desde os primórdios, o ser humano sempre teve contato com histórias. Tradições e lendas guardam ensinamentos práticos e milenares, parábolas e fábulas são veículos de verdades que se mantêm vivas até os dias atuais. Assim, dependendo do assunto, uma mensagem também pode ser muito bem explicada se for “afastada” do cotidiano. Utilizando a fantasia podemos falar de uma realidade através de metáforas. Depois de assimilar a mensagem de uma história fantástica e perceber sua relação com a realidade, chega-se a conclusões que marcam de forma inesquecível! A imaginação tem recursos ilimitados que podem ser passados para as ilustrações e textos de uma HQ.

O Humor:
O humor deixa o leitor mais a vontade e aberto a novos conceitos. Entre outras coisas, faz baixar aquela muralha defensiva que temos diante do desconhecido. Através de uma HQ ou ilustrações divertidas, comunicamos de maneira direta e simpática.

A Emoção:
As emoções são contagiantes e podem mudar comportamentos. Os argumentos mais indicados são aqueles que alcançam o coração do leitor. Uma HQ cheia de alegria, otimismo e entusiasmo, unidos à apresentação de personagens consistentes e identificáveis com o público, envolvem mais fortemente o leitor com a mensagem. Através dos sentimentos podemos fazer as pessoas pensarem em seus atos e em suas ligações afetivas. Por exemplo, em uma campanha anti-drogas, ou anti-fumo conseguimos demonstrar como certas atitudes afetam também a família do indivíduo.

A Personalização:
As Histórias em Quadrinhos, os Manuais de Integração e as Cartilhas Institucionais podem ser personalizados. A personalização da mensagem e do visual estará sempre de acordo com a cultura de sua empresa, como por exemplo, na criação de um mascote, inclusão da logomarca ou suas cores. Existem várias formas e níveis de personalização. Para mais detalhes entre em contato conosco.

Pesquisas:
É possível aliar uma pesquisa de satisfação à revista / manual. Encartada em um gibi ou feita alguns dias depois da distribuição de uma revista, as pesquisas que já foram realizadas por nossos clientes revelaram resultados excelentes de aceitação em relação ao conteúdo e forma de apresentação de nosso trabalho. Elas comprovaram a assimilação e o comprometimento com as ideias passadas, incluindo funcionários de todas as faixas etárias e níveis hierárquicos. Com a HQ, empresas já conseguiram mudar atitudes comportamentais de seus funcionários e demonstrar tudo isso através de resultados mensuráveis.

 Veja exemplos de Histórias em Quadrinhos Personalizadas
Veja exemplos de Manuais Ilustrados

 

 

Share Button
jan 112013
 
Share Button

De uma forma bem simples, ser sustentável é ter a capacidade de suprir as necessidades de hoje, sem prejudicar o amanhã (sem poluir e sem desperdiçar, por exemplo).

Para sermos cidadãos mais sustentáveis e cooperar para um futuro melhor, precisamos repensar nossas atitudes. Para começar, podemos agir com mais responsabilidade em relação ao lixo que produzimos no trabalho ou em casa.

Reciclar é a palavra-chave. Mas isso só será possível se o lixo reciclável for separado e descartado de maneira correta. Assim, poderemos evitar a poluição do solo e dos manânciais de água, economizar matéria-prima não renovável e ainda economizar energia.

COMO SEPARAR O LIXO RECICLÁVEL:
Os principais materiais recicláveis são metal, vidro, papel e plástico. Saiba o que pode e o que não pode ser reciclado:

Ilustração da cartilha Sustentabilidade – Coleta Seletive e Reciclagem da Gibiosfera

Devemos lembrar que o papel para ser reciclado não deve estar sujo e os materiais plásticos, metálicos e de vidro precisam estar sem resíduos, se possível lavados. Lixos orgânicos como restos de alimento, além de papéis sujos e pontas de cigarro podem ser descartados no lixo comum.

Fonte: Cartilha ilustrada – Sustentabilidade: Coleta Seletiva, Reciclagem

 

ONDE DESCARTAR O LIXO RECICLÁVEL E O QUE FAZER COM O LIXO NÃO RECICLÁVEL, POLUENTE E TÓXICO:

Algumas cidades já possuem coleta seletiva da prefeitura e também existem diversos locais de descarte de lixo reciclável no Brasil, inclusive de caixas longa-vida. Mas atenção: Pilhas, baterias (de carro, de celular, etc), óleo de cozinha usado, lâmpadas queimadas, remédios, peças de computador e entulho de obras não podem ser reciclados. Eles devem ser separados e descartados em local apropriado pois são altamente poluentes e/ou tóxicos. Veja a seguir vários links com dicas e locais de descarte para recicláveis e não recicláveis/tóxicos:

Material Reciclável em geral


Plásticos

  •  Instituto Plastivida: (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) possui um cadastro de coletores e recicladores de plástico em todo os país: www.plastivida.org.br Ou pelos links coletores e recicladores de plástico em todo o Brasil


Embalagens longa vida


Óleo de cozinha usado

Nunca jogue o resto de óleo de cozinha no ralo da pia. Além de causar entupimento nos canos ele polui a água, mata animais aquáticos e pode até causar enchentes.

Pilhas, baterias, lâmpadas e lixo eletrônicos
Pilhas, baterias, lâmpadas, peças e aparelhos eletrônicos usados e/ou quebrados (celulares, televisores, rádios, DVDs e CDs, eletrodomésticos em geral, microcomputadores e seus componentes etc) são chamados de lixo eletrônico. O lixo eletrônico deve ser descartado em local próprio pois pode contaminar o meio ambiente por conter componentes tóxicos em sua estrutura.


Lixo Eletrônico em Geral – São Paulo

  • Projeto Cidadão Eco: É uma empresa sócio-ambiental que divulga pontos de coleta para lixo eletrônico, em São Paulo. O material também pode ser retirado em casa, através de agendamento. www.cidadaoeco.com.br
  • Cedir: (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática) – USP (Universidade de São Paulo) Os interessados devem agendar a entrega do seu lixo eletrônico pelos telefones 3091-6454, 3091-6455, 3091-6456 , de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 ou pelo e-mail consulta@usp.br  Veja também como funciona o Cedir.  http://www.cce.usp.br/?q=node/266


Lixo eletrônico em geral – Brasil

  • Descarte Certo: Você pode pedir a retirada dos eletrônicos usados em sua casa, em qualquer parte do país. O serviço é pago e o valor depende do item descartado. Uma das opções é comprar uma caixa de papelão da Descarte Certo em supermercados, por R$ 60 (inclui coleta). Essa caixa é retirada em sua casa quando estiver cheia ou atingir o limite de 20 kg. Para saber mais, acesse https://www.descartecerto.com.br/onde-coletamos.html

Telefones celulares usados
Segundo o Greenpeace, cada celular pode conter até 1.000 componentes, muitos deles com metais pesados e poluentes como chumbo, mercúrio e cádmio. Fabricantes e operadoras coletam esse material usado. Confira:

Fabricantes de Eletrônicos

 

Entulho e restos de construção em São Paulo:
Para saber sobre coleta seletiva e onde ficam os Ecopontos (espaços onde os cidadãos podem depositar gratuitamente entulho, restos de construção (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis, acesse http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/

Para saber mais, aqui você encontra links com informações sobre reciclagem de resíduos:

  • CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem: Tem lixo que não é de se jogar fora (folheto) www.cempre.org.br
  • Secretaria Estadual do Meio Ambiente: Coleta Seletiva: Como Fazer? www.lixo.com.br

Para saber mais: Veja também Cartilha ilustrada – Sustentabilidade: Coleta Seletiva, Reciclagem

Share Button
abr 152011
 
Share Button

A comunicação da norma ISO 14000 aos funcionários

As empresas que buscam a certificação precisam contar com a compreensão e participação dos funcionários nesse programa. Por isso, as informações técnicas, requisitos e exigências contidas na NBR ISO 14001:2004 precisam ser comunicadas de uma forma clara, simples e bem-humorada. Pensando em atender a essa necessidade, a Gibiosfera criou a revista de histórias em quadrinhos sobre a certificação ISO 14001. Não é apenas uma revista sobre um tema técnico, mas uma revista educativa, envolvente, com uma visão mais humana, que pode estender sua mensagem ambiental também para  família do colaborador.

Assim, a sustentabilidade encontra seus caminhos para se tornar uma realidade, uma conquista para todos nós!

Fale conosco e peça seu orçamento: gibiosfera@gibiosfera.com.br

Share Button
abr 072011
 
Share Button

Toda empresa que busca aprimorar a qualidade de seus produtos e/ou serviços conhece o 5S!  E você?
Aceita o desafio para testar seus conhecimentos sobre o Programa?

Responda o quiz abaixo e confira sua pontuação! O importante é participar!
Boa sorte!

Share Button
maio 312010
 
Share Button

Mascotes da Copa – Teste sua memória

Para entrar no clima do Mundial de Futebol da África do Sul 2010, lançamos este Quiz sobre os Mascotes das Copas!
Você se lembra deles? Animais, vegetais ou seres de outras dimensões, esses personagens acompanharam as emoções, decepções e vitórias de bilhões de torcedores em todo o mundo!
Vai encarar? Confira seu placar no final do quiz e desafie seus amigos a fazer uma pontuação melhor… se não acertou muita coisa, vale tentar de novo no replay!
Mas, para provar que é bom de bola, tem que acertar tudo!

Boa partida!

Share Button
maio 272010
 
Share Button
Chegou a Revista em Quadrinhos do Programa 5S!

O Programa 5S é uma metodologia japonesa. Mas como será que ele faz sucesso em todo o mundo, em países de culturas e tradições tão diferentes, empresas pequenas, médias e grandes, no comércio, indústria ou serviço?

A resposta está em sua simplicidade!

A simplicidade e a clareza dos conceitos possibilita sua aplicação em qualquer lugar!

Pensando nisso, a Gibiosfera lançou uma revista em quadrinhos que transporta todo o conceito do 5S para uma fábula divertida e diferente: uma aventura em um barco viking.

Esses vikings, além de destemidos navegantes, também são desorganizados e bagunceiros (afinal eles são bárbaros!). Quer lugar melhor para implantar o programa 5S? Todos os conceitos do programa estão presentes nessa história original e bem humorada, mixto de conscientização e entretenimento.

A linguagem em quadrinhos foi utilizada aqui com a responsabilidade e a experiência de 14 anos de mercado em comunicação corporativa. Além do cuidado com a qualidade gráfica, a revista ainda recebeu o “selo verde” – FSC, que garante o respeito ambiental em sua cadeia de produção – da extração da matéria-prima à impressão gráfica. Para todas as empresas que desejam iniciar sua jornada em direção à Qualidade Total, os vikings mostrarão o melhor caminho.

Para as empresas que já compraram sua revista… Boa viagem!

Fale conosco e peça seu orçamento: gibiosfera@gibiosfera.com.br

Share Button
abr 212010
 
Share Button

Como iniciar a implantação da Qualidade Total em uma fábrica?
Resposta: Eu sugiro começar varrendo!
Kaoru Ishikawa (idealizador do Programa 5S)


1 – O que é o Programa 5S?
5 S é o programa básico para as empresas que desejam começar sua busca pela Qualidade Total, certificações ambientais e de Responsabilidade Social. Seu foco é gerar uma mudança no comportamento das pessoas em relação ao seu espaço de trabalho / convívio. Formatado no Japão por Kaoru Ishikawa, seus ótimos resultados nas empresas desse país estimularam a implantação do programa 5S, com sucesso, também no ocidente. Ele deve ser encarado como uma filosofia para se conquistar qualidade de vida, não só na empresa como também no dia-a-dia de cada um.

2 – Quais são as vantagens da implantação do Programa 5S nas empresas?
Com o 5S, as pessoas aprendem a organizar melhor o local onde trabalham, deixando-o mais saudável, seguro e agradável. Assim evita-se o desperdício (de tempo e de material), o estresse e os acidentes de trabalho, e ganha-se eficiência, mais espaço de circulação, racionalização no uso de documentos e processos, melhora nos relacionamentos pessoais e maior qualidade de vida.

3 – Por que o programa se chama 5S?
Porque em japonês cada etapa desse programa começa com a letra S:
Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Para não perder a ligação com o nome do programa 5S original, ele foi traduzido para o português como 5 Sensos:
Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e por último o Senso de Disciplina.
Em alguns países, como na Inglaterra, ele é chamado de Housekeeping.

4 – O que significa cada um dos 5 Sensos?
1º S – Utilização: nesta etapa todos devem separar tudo o que for útil do inútil. Só deve permanecer no local de trabalho o que cada um realmente for utilizar. O restante deve ser separado e encaminhado para ser reutilizado, reciclado, doado, vendido ou descartado.

2º S – Ordenação: tudo o que foi considerado útil deve ser organizado e guardado em seu devido lugar, de forma adequada, etiquetado e ordenado para ser facilmente acessado quando necessário.

3º S – Limpeza: o local de trabalho e tudo o que nele existe deve ser mantido limpo. A organização auxilia na hora da limpeza.

4º S – Saúde e Higiene: tudo deve ser planejado para que não gere acidentes (Ex.: retirar obstáculos na passagem de pessoas, cuidado com  ligações elétricas, correta utilização de EPI´s). O local deve ser bem iluminado e ventilado para que o ambiente possa ser saudável para o corpo e para a mente. As pessoas devem cuidar de sua própria higiene também!

5º S – Disciplina: é o mais importante e também o mais difícil da implantação! É conservar tudo o que se conquistou até o 4º S.  É aderir a essas idéias e levá-las para fora da empresa e transformar também a sua casa, a sua escola, enfim, todos os locais que permitam essa mudança. É transformar o programa 5S em um hábito.

5 – Quais as 5 dicas básicas para a implantação do Programa 5S nas empresas?
1 – Comprometimento: prazos devem ser definidos para a conclusão de cada etapa do programa e todos devem estar comprometidos em assumir uma nova atitude. Cada um, melhor do que ninguém, sabe quais as mudanças que precisam ser feitas em seu próprio ambiente. Deve haver liberdade e encaminhamento para as sugestões de melhoria que surgirem.

2 – Comunicação: o ideal é trabalhar uma campanha de comunicação interna de impacto, motivadora e de fácil assimilação. As pessoas precisam entender qual a essência do programa e a simplicidade de sua filosofia, que pode ser aplicada em qualquer lugar. Precisam ser sensibilizadas em relação ao ganho em qualidade de vida com a implantação do programa 5S.

3 – Adesão exemplar: é importante que todos, de todas as escalas da hierarquia, participem, demonstrem interesse e respeito ao programa. O exemplo vem de cima.

4 – Fazer bem feito: o senso seguinte só deverá ser iniciado quando o anterior estiver totalmente concluído. O prazo é importante mas o resultado é muito mais!

5 – Motivação pelo sucesso: cada etapa conquistada deve ser comemorada!

Ilustração da História em Quadrinhos "Programa 5s - A Caminho da Qualidade!"

Como iniciar a implantação da Qualidade Total em uma fábrica?

Resposta: Eu sugiro começar varrendo!

Kaoru Ishikawa (idealizador do Programa 5S)

Share Button