jan 112013
 
Share Button

De uma forma bem simples, ser sustentável é ter a capacidade de suprir as necessidades de hoje, sem prejudicar o amanhã (sem poluir e sem desperdiçar, por exemplo).

Para sermos cidadãos mais sustentáveis e cooperar para um futuro melhor, precisamos repensar nossas atitudes. Para começar, podemos agir com mais responsabilidade em relação ao lixo que produzimos no trabalho ou em casa.

Reciclar é a palavra-chave. Mas isso só será possível se o lixo reciclável for separado e descartado de maneira correta. Assim, poderemos evitar a poluição do solo e dos manânciais de água, economizar matéria-prima não renovável e ainda economizar energia.

COMO SEPARAR O LIXO RECICLÁVEL:
Os principais materiais recicláveis são metal, vidro, papel e plástico. Saiba o que pode e o que não pode ser reciclado:

Ilustração da cartilha Sustentabilidade – Coleta Seletive e Reciclagem da Gibiosfera

Devemos lembrar que o papel para ser reciclado não deve estar sujo e os materiais plásticos, metálicos e de vidro precisam estar sem resíduos, se possível lavados. Lixos orgânicos como restos de alimento, além de papéis sujos e pontas de cigarro podem ser descartados no lixo comum.

Fonte: Cartilha ilustrada – Sustentabilidade: Coleta Seletiva, Reciclagem

 

ONDE DESCARTAR O LIXO RECICLÁVEL E O QUE FAZER COM O LIXO NÃO RECICLÁVEL, POLUENTE E TÓXICO:

Algumas cidades já possuem coleta seletiva da prefeitura e também existem diversos locais de descarte de lixo reciclável no Brasil, inclusive de caixas longa-vida. Mas atenção: Pilhas, baterias (de carro, de celular, etc), óleo de cozinha usado, lâmpadas queimadas, remédios, peças de computador e entulho de obras não podem ser reciclados. Eles devem ser separados e descartados em local apropriado pois são altamente poluentes e/ou tóxicos. Veja a seguir vários links com dicas e locais de descarte para recicláveis e não recicláveis/tóxicos:

Material Reciclável em geral


Plásticos

  •  Instituto Plastivida: (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) possui um cadastro de coletores e recicladores de plástico em todo os país: www.plastivida.org.br Ou pelos links coletores e recicladores de plástico em todo o Brasil


Embalagens longa vida


Óleo de cozinha usado

Nunca jogue o resto de óleo de cozinha no ralo da pia. Além de causar entupimento nos canos ele polui a água, mata animais aquáticos e pode até causar enchentes.

Pilhas, baterias, lâmpadas e lixo eletrônicos
Pilhas, baterias, lâmpadas, peças e aparelhos eletrônicos usados e/ou quebrados (celulares, televisores, rádios, DVDs e CDs, eletrodomésticos em geral, microcomputadores e seus componentes etc) são chamados de lixo eletrônico. O lixo eletrônico deve ser descartado em local próprio pois pode contaminar o meio ambiente por conter componentes tóxicos em sua estrutura.


Lixo Eletrônico em Geral – São Paulo

  • Projeto Cidadão Eco: É uma empresa sócio-ambiental que divulga pontos de coleta para lixo eletrônico, em São Paulo. O material também pode ser retirado em casa, através de agendamento. www.cidadaoeco.com.br
  • Cedir: (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática) – USP (Universidade de São Paulo) Os interessados devem agendar a entrega do seu lixo eletrônico pelos telefones 3091-6454, 3091-6455, 3091-6456 , de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 ou pelo e-mail consulta@usp.br  Veja também como funciona o Cedir.  http://www.cce.usp.br/?q=node/266


Lixo eletrônico em geral – Brasil

  • Descarte Certo: Você pode pedir a retirada dos eletrônicos usados em sua casa, em qualquer parte do país. O serviço é pago e o valor depende do item descartado. Uma das opções é comprar uma caixa de papelão da Descarte Certo em supermercados, por R$ 60 (inclui coleta). Essa caixa é retirada em sua casa quando estiver cheia ou atingir o limite de 20 kg. Para saber mais, acesse https://www.descartecerto.com.br/onde-coletamos.html

Telefones celulares usados
Segundo o Greenpeace, cada celular pode conter até 1.000 componentes, muitos deles com metais pesados e poluentes como chumbo, mercúrio e cádmio. Fabricantes e operadoras coletam esse material usado. Confira:

Fabricantes de Eletrônicos

 

Entulho e restos de construção em São Paulo:
Para saber sobre coleta seletiva e onde ficam os Ecopontos (espaços onde os cidadãos podem depositar gratuitamente entulho, restos de construção (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis, acesse http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/

Para saber mais, aqui você encontra links com informações sobre reciclagem de resíduos:

  • CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem: Tem lixo que não é de se jogar fora (folheto) www.cempre.org.br
  • Secretaria Estadual do Meio Ambiente: Coleta Seletiva: Como Fazer? www.lixo.com.br

Para saber mais: Veja também Cartilha ilustrada – Sustentabilidade: Coleta Seletiva, Reciclagem

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)