fev 262013
 
Share Button
Turma de personagens criada para o Hospital Samaritano

Turma de personagens criada para o Hospital Samaritano

A criação de um mascote envolve mais do que simplesmente desenhar um bonequinho com as cores da sua empresa. Ele precisa estar em sintonia com seus valores, ter personalidade, ter história, para gerar o envolvimento e a identificação de seu público. Ele precisa ser bem construído para que sua imagem possa ser movimentada e adaptada facilmente para mídias impressas e digitais, e se for o caso, imaginar suas utilizações futuras como um desenho animado ou sua transformação em um boneco fantasia para algum evento. Assim seu mascote será um verdadeiro aliado em todos os seus esforços em comunicação interna ou externa.

Mas como nasce um mascote? Quais são as etapas?

Como exemplo, escolhemos contar como foi o nascimento do pequeno Shin, o caçulinha da turma dos Pequenos Samaritanos, criados para uma cartilha destinada a UTI Pediátrica do Hospital Samaritano. O cliente nos passou a sua necessidade e nos forneceu material de pesquisa sobre a história centenária do hospital. Descobrimos assim que ele foi fundado graças a generosidade de um imigrante chinês que doou sua fortuna para a obra. O sonho deste benfeitor era de que esse hospital pudesse atender pessoas sem distinção de raça, nacionalidade ou credo. Essa história serviu de inspiração para a criação da turminha de crianças e em especial deste bebê chinezinho, que simboliza a origem de tudo.

Depois que a ideia para os mascotes foi aprovada, passamos para as próximas etapas de nosso trabalho, a produçao artística.

Tudo começa com seus primeiros contornos feitos em um esboço, que também chamamos de “rough” (rafe). Depois vem os estudos no lápis, para definir o estilo de desenho e a construção do personagem. A seguir fazemos a arte-final em pincel e nanquim ou em um software de traço vetorial, se for o caso. A partir do desenho finalizado passamos para a colorização feita no computador. No caso do Shin e da turminha, a pintura simula um estilo mais artístico e suave, como uma aquarela.

E assim nasceu um novo mascote! Ele está pronto… e cheio de vida!!!

Esboço, lápis, arte-final e colorização do personagem Shin

Esboço, lápis, arte-final e colorização do personagem Shin

Conheça outros mascotes criados pela Gibiosfera

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)