mar 312010
 
Share Button

Ilustração da História em Quadrinhos "Iso 14000 - Compromisso com o Futuro!" todos os direitos reservados.

A indústria tem avançado e prosperado, produzindo cada vez mais para atender a demanda dos consumidores. Esse progresso traz melhorias inegáveis à qualidade de vida das pessoas.

Mas nossa vida é muito maior do que o mundo civilizado que construímos. Estamos inseridos em uma cadeia muito mais ampla e complexa e sujeitos às leis naturais que regem a vida de todo o planeta.

Atualmente, as preocupações ambientais não tiram o sono apenas dos ecologistas. Diante de mudanças climáticas e extinção de espécies, agora todos concordam que os “eco-chatos” estavam cobertos de razão.

Imagine que somente 10% de tudo o que é extraído da natureza pela indústria (em peso) é transformado em produto útil. Todo o resto é resíduo: sólido, líquido e gasoso. O resultado? Um quadro de poluição descontrolada e esgotamento dos recursos naturais.

Não podemos abrir mão das conquistas alcançadas, mas precisamos parar imediatamente com as agressões à natureza.

Diante desse dilema, surgiu o termo desenvolvimento sustentável, adaptado pela Agenda 21, das Nações Unidas. O termo sustentabilidade também é muito usado para abranger todas as necessidades humanas.

Torna-se urgente buscar uma gestão sustentável, capaz de produzir e gerar produtos e serviços de qualidade, mas também reduzir a utilização de matérias-primas e o desperdício de recursos não renováveis, além da cortar drasticamente os resíduos poluentes que são devolvidos ao ambiente.

Essa preocupação alcançou as empresas e também o consumidor em geral que se tornou mais ativo e exigente.

Hoje, para considerarmos um empreendimento sustentável é necessário que ele seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

O ideal seria que as empresas fossem movidas apenas por sua consciência, mas se existem formas de se motivar e padronizar o desenvolvimento sustentável das corporações, só devemos aplaudir!

A certificação ISO 14001:2004

Para alcançar um controle maior e transformar essa preocupação ambiental num ponto de apoio ao marketing das empresas, a BOVESPA criou o I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Esse índice serve para nortear o interesse de investidores na direção das ações de empresas que possuam políticas claras de respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

Mas foi a criação da norma NBR-ISO 14001 o fator de maior destaque nessa readequação das empresas em busca da sustentabilidade. A ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente para o Sistema de Gestão Ambiental (EMS).

Uma empresa certificada pela série ISO 14000 demonstra que se esforça para reduzir ou até mesmo eliminar o impacto de seus produtos, serviços e processos industriais na natureza, racionalizar o uso dos recursos naturais, conscientizar os seus colaboradores diretos e indiretos e multiplicar assim, o conceito de sustentabilidade na comunidade onde atua.

Hoje a certificação ISO 14001 não é apenas mais um diferencial das empresas no mercado. É uma exigência para negociar e sobreviver. Quem não estiver comprometido com um planeta mais limpo e saudável não encontrará investidores, consumidores e parceiros para crescer.

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)