abr 212010
 
Share Button

Como iniciar a implantação da Qualidade Total em uma fábrica?
Resposta: Eu sugiro começar varrendo!
Kaoru Ishikawa (idealizador do Programa 5S)


1 – O que é o Programa 5S?
5 S é o programa básico para as empresas que desejam começar sua busca pela Qualidade Total, certificações ambientais e de Responsabilidade Social. Seu foco é gerar uma mudança no comportamento das pessoas em relação ao seu espaço de trabalho / convívio. Formatado no Japão por Kaoru Ishikawa, seus ótimos resultados nas empresas desse país estimularam a implantação do programa 5S, com sucesso, também no ocidente. Ele deve ser encarado como uma filosofia para se conquistar qualidade de vida, não só na empresa como também no dia-a-dia de cada um.

2 – Quais são as vantagens da implantação do Programa 5S nas empresas?
Com o 5S, as pessoas aprendem a organizar melhor o local onde trabalham, deixando-o mais saudável, seguro e agradável. Assim evita-se o desperdício (de tempo e de material), o estresse e os acidentes de trabalho, e ganha-se eficiência, mais espaço de circulação, racionalização no uso de documentos e processos, melhora nos relacionamentos pessoais e maior qualidade de vida.

3 – Por que o programa se chama 5S?
Porque em japonês cada etapa desse programa começa com a letra S:
Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Para não perder a ligação com o nome do programa 5S original, ele foi traduzido para o português como 5 Sensos:
Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e por último o Senso de Disciplina.
Em alguns países, como na Inglaterra, ele é chamado de Housekeeping.

4 – O que significa cada um dos 5 Sensos?
1º S – Utilização: nesta etapa todos devem separar tudo o que for útil do inútil. Só deve permanecer no local de trabalho o que cada um realmente for utilizar. O restante deve ser separado e encaminhado para ser reutilizado, reciclado, doado, vendido ou descartado.

2º S – Ordenação: tudo o que foi considerado útil deve ser organizado e guardado em seu devido lugar, de forma adequada, etiquetado e ordenado para ser facilmente acessado quando necessário.

3º S – Limpeza: o local de trabalho e tudo o que nele existe deve ser mantido limpo. A organização auxilia na hora da limpeza.

4º S – Saúde e Higiene: tudo deve ser planejado para que não gere acidentes (Ex.: retirar obstáculos na passagem de pessoas, cuidado com  ligações elétricas, correta utilização de EPI´s). O local deve ser bem iluminado e ventilado para que o ambiente possa ser saudável para o corpo e para a mente. As pessoas devem cuidar de sua própria higiene também!

5º S – Disciplina: é o mais importante e também o mais difícil da implantação! É conservar tudo o que se conquistou até o 4º S.  É aderir a essas idéias e levá-las para fora da empresa e transformar também a sua casa, a sua escola, enfim, todos os locais que permitam essa mudança. É transformar o programa 5S em um hábito.

5 – Quais as 5 dicas básicas para a implantação do Programa 5S nas empresas?
1 – Comprometimento: prazos devem ser definidos para a conclusão de cada etapa do programa e todos devem estar comprometidos em assumir uma nova atitude. Cada um, melhor do que ninguém, sabe quais as mudanças que precisam ser feitas em seu próprio ambiente. Deve haver liberdade e encaminhamento para as sugestões de melhoria que surgirem.

2 – Comunicação: o ideal é trabalhar uma campanha de comunicação interna de impacto, motivadora e de fácil assimilação. As pessoas precisam entender qual a essência do programa e a simplicidade de sua filosofia, que pode ser aplicada em qualquer lugar. Precisam ser sensibilizadas em relação ao ganho em qualidade de vida com a implantação do programa 5S.

3 – Adesão exemplar: é importante que todos, de todas as escalas da hierarquia, participem, demonstrem interesse e respeito ao programa. O exemplo vem de cima.

4 – Fazer bem feito: o senso seguinte só deverá ser iniciado quando o anterior estiver totalmente concluído. O prazo é importante mas o resultado é muito mais!

5 – Motivação pelo sucesso: cada etapa conquistada deve ser comemorada!

Ilustração da História em Quadrinhos "Programa 5s - A Caminho da Qualidade!"

Como iniciar a implantação da Qualidade Total em uma fábrica?

Resposta: Eu sugiro começar varrendo!

Kaoru Ishikawa (idealizador do Programa 5S)

Share Button

  12 Responses to “Implantação do Programa 5S: 5 questões sobre o 5S”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Tomaz Edson. Tomaz Edson said: Você sabe o que é o Programa 5S? Conheça seus segredos em 5 questões! http://bit.ly/akXbvV #programa5s [...]

  2. Muito bom este conteudo..
    Me ajudou muito..
    Obrigada!

  3. gostei bastante da apresentação e forma de colocação.
    Hans

  4. Boa Noite,

    eu e duas amigas queremos implantar este método em nosso setor da empresa, a princípio e futuramente propor o método a empresa como um todo, porém temos um problema, como punir e como gratificar os que desobedecem e os que seguem o método respectivamente?

    se tiverem alguma idéia, agradeço.
    mandem ao meu email.
    Obrigada.

    • Bom dia! sou o Rovani Técnico em segurança do Trabalho, em relação a sua pergunta eu posso disser para você que falar em gratificação e complicado, sabe por que ? o programa perderá seu foco e passará ser uma disputa, agora quanto as punições, o funcionário que descumprir o que está sendo implantado será punido pelos seus próprios colegas de serviço. Implantamos o programa 5s no senac de minha cidade e não temos punições e nem gratificações está funcionando da melhor forma possível.

  5. Daniela, descarte qualquer condição de punição em se tratando do Programa 5S.
    Lembre-se que este é um programa participativo e não deve ser conduzido por cobrança e sim por confiança, caso o colaborador não entenda e não assimile a filosofia, é um indicador que ele pensa diferente da sua empresa. e não tem compromisso nenhum com a qualidade total onde o 5S é a base.
    Quanto premiar acredito que você possa criar uma réguia de avaliação com critérios que venham de encontro com a evolução do programa sempre linkado ao alcance das metas.Um almoço mensal é um bom prêmio para o destaque do mês.

  6. BOA NOITE!

    Mas as pessoas que não aderirem ao programa 5S,não se tornariam desmotivadora, a ponto de influenciar outros a desistirem na inplementação do mesmo.Qual seria a mais orreta atitude a ser tomada nesta situação?

    Obrigado

    • Avalie os setores e atribuas notas, estabeleça uma média para o programa e dê prazos, afixe essas notas em murais e em cada setor. Assim haverá uma competitividade de organoização. Essa avaliação deve ser feita periodicamente. Para isso Crie uma equipe de avaliadores, seja energico e firme. Para quem não obecdecer as regras crie puniçoes.
      Vai dar certo com certeza.

  7. Otimo conteúdo! gostei bastante, trabalho com Melhoria Continua em uma empresa e estou querendo implantar o 5S aqui, e estou lendo tudo sobre o Metodo, esse post me ajudou bastante nas ideias.
    obrigado!

  8. Conteúdo bastante bom e claro.

    Muito obrigado…

  9. Ainda hoje temos muitas rejeições para esta implantando o programa 5s, uma vez que o programa é visto com outros olhos pelos empresários, pensão que é um gasto excessivo. Aprenda a trabalhar em um ambiente sadio e organizado. sou técnico de segurança do trabalho, e sobre a orientação do diretor do senac estamos implantando o programa que esta caminhando a passos largos e com sucesso devido ao envolvimento de todos.

  10. A implantação do programa consiste em : o quê, como, quem, quando
    O que:
    escolher a equipe para implantação do programa
    Como:
    Apresentando a proposta para os orientadores e convidando
    colaboradores para participar do projeto
    Quem:
    João
    Maria
    etc
    Quando
    datas
    programação.
    Sempre estarem registrando tudo através de fotos, filmagens, antes é o depois, para uma auditória que irá acontecer.

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>